Por Lairton Leonardi

O QUE ESPERAR PARA 2014

Mais um ano se inicia e enfrentamos sempre as mesmas incertezas.

A economia estagnada, a inflação crescente, nossos governantes focados no curtíssimo prazo sem um plano de crescimento, que deveria passar pelo investimento em infraestrutura e educação.

Dois fatores são primordiais para a Competitividade de um País.

Em primeiro lugar a Regulamentação, ou seja, a economia não pode depender de atividades informais que não geram impostos e benefícios para a toda a sociedade. E os impostos devem ter sua carga distribuída de maneira inteligente a fim de promover o desenvolvimento dos mercados e não inibir seu crescimento. As leis trabalhistas devem zelar pelo bem estar dos trabalhadores, mas não podem com isso, serem burocráticas e colocar obstáculos para as empresas.

Também a Produtividade do País é fundamental para alavancar e promover o crescimento econômico. Não se pode imaginar um País com baixa produtividade e, consequentemente, alto custo de produção, tentando ocupar uma posição de destaque no cenário mundial.

Uma boa parte das empresas brasileiras são produtivas da “porta para dentro”, ou seja, buscam a excelência de suas erações, no entanto esbarram na falta de infraestrutura, a enorme e mal distribuída carga tributária, e a excessiva burocracia que envolve todos os processos empresariais em nosso País.

Outras, principalmente as pequenas e médias empresas, além dos obstáculos criados pela inépcia governamental, recem de uma melhoria em suas operações para se tornarem mais produtivas.

A produtividade de um País é baseada na excelência operacional de pequenas, médias e grandes empresas e este é o passo fundamental para que possamos ter um Brasil competitivo.

Não vamos nos ater ao que deve ser feito para que possamos ter um País cuja a regulamentação seja moderna e voltada para a competitividade e desenvolvimento. Porém, devemos fazer uma importante análise sobre como buscar constantemente a excelência em nossas operações industriais e melhorar sempre a competitividade.

Cabe, então, uma pergunta: O que é fundamental para a busca da melhoria contínua em nossos processos empresariais? A resposta é o Gerenciamento do Conhecimento.

Há tempos a educação formal substituiu a experiência e prática como fonte de aprendizado. A produtividade só é alcançada se formos capazes de executar nossos trabalhos baseados em conceitos e teorias.

Ou seja, gradativamente Capital, Terra e Mão de Obra dão lugar ao Conhecimento como o principal meio de produção e, os trabalhadores manuais que fazem o que lhes mandam, abrem espaço a profissionais com alta autonomia, com disciplina e responsabilidade na execução de qualquer tarefa.

Assim, é de se esperar que o profissional que desenvolve seu Conhecimento terá uma empregabilidade cada vez maior e um valor de mercado crescente, pois sua contribuição às empresas será de alto valor.

Se nós buscamos Produtividade e Competitividade, temos que contar com profissionais do Conhecimento.

Porém, atualmente em nosso País, vemos uma carência educacional que faz com que tenhamos uma escassez, cada vez maior, de técnicos em diversas áreas.

Como então, encarar esta dualidade, pois necessitamos de profissionais gabaritados e enfrentamos tal carência educacional.

A solução passa por uma ação de curto prazo, na qual os Líderes empresariais devem criar organizações cujo foco seja o desenvolvimento e gerenciamento do Conhecimento, pois eles são profissionais do Saber que devem buscar fontes de Conhecimento, interno e externo à suas empresas, em diversas áreas e difundi-las dentro de suas estruturas.

longo prazo, estes mesmos Líderes através de Associações, Federações que representam seus Setores, devem interagir com as Universidades na busca do enriquecimento dos currículos de seus cursos para que atendam suas necessidades futuras com o objetivo de alcançar e aprimorar sempre a Produtividade e Competitividade. Isto será alcançado não somente com base na informação que tais centros do Saber podem passar aos futuros profissionais, mas principalmente na formação com base no Conhecimento.